Normas

Submissão de resumos

Faça o download do modelo do resumo (Modelo de resumo).

Resumos enviados fora do padrão ou fora do prazo não serão aceitos.

 

A data limite para o envio dos resumos é 30 de abril de 2019, até às 23h59min.

TODO aluno PIBIC/PIBITI cadastrado na UENF, IFFluminense e UFF, assim como os bolsistas de IC, IT e de Extensão do Programa Viva a Ciência, deverá constar como primeiro autor do trabalho e o envio do resumo deverá ser feito exclusivamente pelo seu orientador,  após inscrição do estudante e do orientador no congresso. Cada estudante tem direito a apresentar um único resumo como primeiro autor.

Ao submeter o resumo, o orientador escolherá a área do conhecimento, conforme tabela do CNPq, e um dos seguintes tipos de apresentação: oral ou banner.

Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção pois não será permitida a alteração do conteúdo dos resumos enviados.

A conferência e correção do conteúdo do resumo é de total responsabilidade do autor e orientador do trabalho.

 

Submissão de trabalhos por estudantes de outras instituições:

Bolsistas de Iniciação Científica ou Tecnológica de outras instituições poderão participar das sessões de banners mediante a manifestação do orientador através do CONTATO contido no site, e inscrição no congresso no prazo determinado. Após contato com a comissão organizadora e login no site, o orientador deverá enviar o resumo (seguindo o modelo) do trabalho a ser apresentado. Os resumos serão avaliados pela Comissão do XI CONFICT, que poderá aprovar ou recusar o trabalho. Os primeiros 20 resumos aprovados serão aceitos para publicação no CD e apresentação na modalidade BANNER. O aceite será enviado por e-mail. Cada aluno tem direito de ser inserido como primeiro autor em um único resumo.

 

Como preparar e enviar o resumo?

O resumo deverá ser elaborado exclusivamente no modelo disponibilizado no site. Os autores deverão salvar o resumo em formato pdf e enviá-lo pela página eletrônica do CONFICT no prazo estabelecido. O nome do arquivo em pdf não poderá conter caracteres especiais (ç, ^, ~, ´, `,@,&, entre outros).

 

Como preparar a Apresentação Oral? (Sugestão de Apresentação Oral)

 

Como preparar o banner? (Sugestão de Banner)

 

Os autores deverão preparar o banner ou apresentação oral com base no resumo submetido ao Congresso.

*Dimensão máxima do banner: Largura: 60 cm e altura: 90 cm.

*Clareza e apresentação: O texto do banner deverá ser legível a uma distância de pelo menos 1 metro. Deverão ser utilizados os vários recursos gráficos disponíveis para despertar o interesse do público. Organizar as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente compreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo possível de figuras, fotos, tabelas e gráficos.

*No banner deverá constar necessariamente:

- Nome do evento (XI Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica; 24º Encontro de IC da UENF ou 16º Circuito de IC do IFFluminense ou 12ª Jornada de IC da UFF);

- Instituição (UENF, IFFluminense, UFF ou Programa Viva a Ciência);

- Área do conhecimento (mesma selecionada na inscrição e conforme tabela do CNPq);

- Título idêntico ao do resumo submetido;

- Nomes dos autores e instituições de origem (sublinhar o autor apresentador do trabalho; no caso de bolsista, o primeiro autor e apresentador necessariamente é o bolsista);

- Introdução;

- Metodologia;

- Resultados e Discussão;

- Conclusões;

- Referências;

- Instituição de fomento.

 

Banners sem esses tópicos ou sem essa organização serão considerados fora do padrão e excluídos do evento.

O banner deverá ser trazido impresso (em lona ou papel) no dia estabelecido, e instalado no local indicado com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário indicado para sua apresentação.